BTA ADD INNOVATION
Out

16

2019

Alta qualidade na produção de carnes



 
Out

16

2019

Alta qualidade na produção de carnes

No dia mundial da alimentação destacamos a qualidade da carne produzida no Brasil e que eleva o país ao patamar de um dos principais produtores e exportadores da proteína no mundo.

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne de frango do mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro. O crescimento das exportações nacionais não somente confirma a maior competitividade de custo como também de qualidade sanitária dos planteis. 

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, nas granjas brasileiras, a excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência garantiram saltos produtivos que colocaram o país como terceiro maior produtor mundial de carne de frango, com mais de 12 milhões de toneladas anuais. Atualmente, mais de 150 mercados são importadores da carne de frango made in Brazil. Pelos portos do país, são quase 4 milhões de toneladas embarcadas anualmente, quase um terço de tudo o que se produz no país.

Mesmo pode-se dizer sobre a carne bovina. De acordo com a Embrapa, em 2015, o país se posicionou com o maior rebanho comercial (209 milhões de cabeças), o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano) e o maior exportador (1,9 milhões toneladas) de carne bovina do mundo, tendo abatido mais de 39 milhões de cabeças. 80% da carne bovina consumida pelos brasileiros é produzida no próprio país.

Produzir carne com qualidade é fundamental, seja em pasto ou em confinamento. A carne bovina é considerada componente essencial na dieta humana devido à alta concentração de nutrientes e à baixa quantidade de energia por unidade de peso. Carne bovina e seus derivados são importantes fontes de proteínas (aminoácidos essenciais), vitaminas do complexo B, minerais (ferro, zinco e magnésio) e ácidos graxos essenciais.

 

Qualidade do que se coloca à mesa

A alimentação é uma das maiores preocupações dos consumidores em relação aos possíveis danos à saúde ou a resíduos que possam se acumular no organismo e contribuir para o desenvolvimento de doenças.

A carne de frango é um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro devido a sua qualidade nutricional, facilidade de preparo, disponibilidade e custo, garantindo a nutrição saudável. Em média, cada brasileiro consome 43 kg de carne frango por ano, in natura e nas mais variadas formas de processamento (inteiro, em pedaços, salsichas, alimentos prontos, entre outros). 

A qualidade da carcaça e da carne de frango é cada vez mais exigida, devido às mudanças no hábito de consumo, como cortes e produtos desossados de carne, que estão sendo mais procurados para o processamento, bem como o crescimento do consumo de produtos de preparo rápido, facilitando a vida do consumidor. Características sensoriais, como cor, aroma, suculência, maciez e textura, se tornam importantes, uma vez que está diretamente interligado com a aceitação pelo consumidor, proporcionando grandes desafios para a indústria de carnes.

As indústrias de processamento de carnes utilizam grandes volumes de água para manter as condições higiênicas adequadas, a fim de promover a desinfecção de todos os setores e limpeza das instalações.

Um dos grandes desafios do setor de processamento de carnes é o controle microbiológico, que é por meio deste controle que se determina a saudabilidade e a estabilidade dos produtos cárneos para o consumidor final.  

Uma das alternativas para as indústrias são as novas tecnologias empregadas no tratamento de água utilizadas no processo para manter a inocuidade do alimento e garantindo assim o controle microbiológico.

A BTA oferece uma tecnologia avançada para o tratamento de água que consiste em um produto de última geração de produtos clorados: Hydro-Pol possui elevada efetividade de ação, garantindo resultados satisfatórios no tratamento de água.


Data para alertar sobre a importância da alimentação saudável

No dia Mundial da Alimentação a BTA aditivos ressalta os atributos da carne produzida no Brasil, e que conta com rigorosos padrões de manejo, abate e conservação. O país se destaca ainda pela excelência no trabalho pelos profissionais do agronegócio que coloca o Brasil como referência na qualidade da fabricação da proteína animal e seus derivados.

A BTA reitera seu compromisso de levar aos seus clientes um produto seguro, com exigentes controles de qualidade, que através de processos de alta tecnologia e automação, mantém total controle sobre as operações e a rastreabilidade do que produz. Todos os produtos são analisados em laboratório próprio, por profissionais capacitados. Tudo para garantir a qualidade com procedência do que foi produzido, para levar saúde aos animais e consequentemente alimentos seguros à mesa dos consumidores.

COMPARTILHE:       

Celice Tamanini

Jornalista BTA Aditivos