Out

01

2019

Como obter um ovo de melhor qualidade?



 
Out

01

2019

Como obter um ovo de melhor qualidade?

Ter uma ave saudável e livre de estresse são duas preocupações do produtor que busca oferecer um produto de qualidade ao seu consumidor.

Alguns princípios primordiais devem ser observados na produção quando se pensa em um ovo de melhor qualidade: a higiene e o controle do processo produtivo. Aves bem instaladas com um esquema de sanidade voltado aos desafios diários, aliados a vacinação atualizada, água e ração de boa qualidade são procedimentos que contribuem para que o desempenho do campo aviário seja mais satisfatório.

No entanto, os grandes obstáculos à sanidade encontram-se justamente no dia a dia, como a umidade, os dejetos, o estresse da ave, a temperatura e muitas outras situações que o produtor precisa estar acompanhando de perto pelo bem desses animais.

Soma-se a isso outras ações conjuntas como:

ambiente e cama adequados, 

calor na medida certa, 

água fresca e corrente isentas de patógenos,

rações com equilíbrio nutricional correto,

a boa genética da ave, 

um processo de entrada e saída de funcionários adequado e restrito,

o controle de pragas, 

a implantação de arco de desinfecção para a eliminação de patógenos, 

higienização dos caminhões, 

implantação de pedilúvios.

Estas são algumas das principais medidas que não podem ficar de fora se o produtor quiser obter um processo eficiente para a qualidade de ovos.

Qualidade do ovo 

As boas práticas de produção contribuem para a qualidade do ovo, que terá maiores garantias de vir com aspecto externo mais bonito, tamanho adequado e com uma casca isenta de trincas ou rachaduras. Ovos provenientes de um processo seguro e com bons padrões de biosseguridade garantem melhor valor agregado no mercado.

Para garantir essa qualidade é importante apresentar um ovo limpo para a comercialização. Mas, como se sabe, o ovo tem uma pequena cutícula ao redor da casca com enzimas e proteínas com ação bactericida e fungicida. Isso significa dizer que o ovo, por si só, conseguiria se proteger por um determinado período das bactérias e dos fungos do ambiente externo. 

Mas, alguns métodos de lavagem - com escovas, água sobre pressão e a composição do sanitizante - acabam interferindo na cutícula, retirando, assim, a proteção natural do ovo. Além disso, águas com alta quantidade de ferro e pH altos ou muito baixos influenciam na capacidade de limpeza dos sanitizantes, o que significa que a ação do sanitizante seria prejudicada e as bactérias e fungos não seriam eliminados, além disso, o período de proteção seria reduzido.

Se usado o método certo, com o sanitizante adequado, mantendo a qualidade da água, a saúde das aves e a biossegurança das granjas, a lavagem do ovo vem para a auxiliar na proteção contra os causadores de doenças presentes na casca dos ovos.

Segurança na higienização e manutenção do ovo

Para complementar o processo de higienização dos ovos o mais indicado é utilizar um produto que permita a higienização do ovo sem agredir sua película protetora, seja eficiente, seguro para manipulação e que não agrida os utensílios ou o produto. 

Com formulação a partir de um blend de enzimas, Enziprime Egg  auxilia justamente na retirada de sujidades extremas, secas na casca do ovo, agregando valor ao produto. Este blend é um produto registrado e certificado para o processo de lavagem de ovos. 

No dia-a-dia, o que se percebe é que a ação do Enziprime Egg na casca do ovo, deixa-o com um aspecto “mais branco”, sem a aparência amarelada ocasionada pelo uso em excesso do cloro, bem como, nos ovos vermelhos, sem aquelas manchas que ficam aparentes e ocasionam um aspecto opaco no produto.

A utilização deste blend enzimático, não só melhora o processo de limpeza, como há uma redução em torno de 60% do uso de água no processo automatizado de lavagem e uma diminuição na aplicação do cloro no processo, trazendo assim, mais economia nos custos operacionais. 

Além disso, há uma queda no reprocesso de lavagem, uma vez que o ovo não fica tão enfraquecido com as lavagens, reduzindo assim a quantidade de ovos quebrados, trincados e os descartes industriais, ao serem retirados e manuseados.

Em testes já realizados em granjas foi constatado que, com Enziprime Egg conseguiu-se aumentar o shelf life do ovo. Isso foi possível em razão da ação do produto no processo de lavagem, que reduziu a agressão na camada protetora natural, não alterando a porosidade, trazendo assim, uma maior seguridade e qualidade nos ovos.

Enziprime Egg possui em sua formulação, enzimas com ação antifúngica, que minimizam o cheiro característico do produto na embalagem, reduzem o odor também no ambiente de classificação dos ovos, onde o cheiro característico do produto se mistura com o do cloro, ocasionando irritações a quem manipula. A redução do odor também se percebe no momento da secagem e embalagem dos ovos. 

Quer conhecer mais sobre Enziprime Egg? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como melhorar a qualidade do ovo na sua granja.


COMPARTILHE:       
COMPARTILHE:   
   

Robisson Tiago

Bacharel em Química e Ciências Militares