Jun

04

2019

Como ter uma área de produção mais limpa e segura



 
Jun

04

2019

Como ter uma área de produção mais limpa e segura

Processos eficientes e bem planejados resultam em agilidade e otimização de tempo. Conheça neste artigo as técnicas de produção mais limpas e inteligentes, adotadas pela BTA, e que contribuem para melhores resultados.

Um dos grandes desafios das empresas nesse século, é o de produzir com maior qualidade, economia e com menor geração de resíduos. É necessário encontrar o equilíbrio entre o não desperdiçar e o não faltar. A implantação de técnicas de produção mais limpas favorece a obtenção de melhores desempenhos ambiental e na redução dos custos.

Muitas soluções para as questões ambientais estão sendo desenvolvidas e as empresas tem adotado as metodologias para obterem melhores resultados. Além da organização estar adaptada para processos limpos é preciso ter uma postura voltada para a sustentabilidade com a sensibilização e capacitação de todos os envolvidos, além da mudança de comportamento. 

Por que a produção da BTA é considerada limpa e segura?

Desde o início, a BTA sempre se preocupou com cada etapa do processo de fabricação do produto. Do uniforme do operador ao cuidado com a manipulação dos materiais, tudo é minimamente pensado, tanto para a segurança de quem executa a ação, como para o resultado da fabricação.

Por isso que os processos dentro da planta fabril foram projetados e seguem rigorosos padrões de cuidado e higiene. Um exemplo são os reatores que são independentes um do outro, o que evita a contaminação cruzada. Além disso, como as linhas são automatizadas o operador tem contato mínimo com as matérias-primas. “Ainda assim, nossos operadores sempre utilizam todos os EPIs necessários para garantir a segurança”, explica o Engenheiro Químico, Ezequiel Deola, gerente de produção.

O processo de produção da BTA é considerado limpo pois toda a tecnologia empregada no processo produtivo evita desperdícios. Além disso, todo efluente gerado é acondicionado de forma adequada e periodicamente uma empresa especializada e certificada faz a coleta, transporte e destinação final dos resíduos. “Se a destinação não for correta, pode causar danos ambientais muito sérios. A BTA foi projetada levando em consideração a preocupação ambiental”, revela o engenheiro.

A água utilizada nos processos também passa pelo processo de desmineralização, onde todos os sais minerais são retirados, deixando a água mais pura, o que evita que ocorra reações indesejadas no produto. “Cada etapa requer segurança e cuidado. Nossa equipe recebe treinamento contínuo para prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho. Todos entendem da sua responsabilidade dentro das atividades desenvolvidas e tem o compromisso não só com a qualidade da entrega como também com a segurança das atividades. O engajamento é extremamente importante para a obtenção do sucesso desse processo”, finaliza Deola. 

A preocupação com a sustentabilidade é um diferencial da empresa que foca na adoção de uma produção mais limpa, sustentável e em sintonia com a preservação do meio ambiente, pois entende que desta forma é uma condição de sobrevivência na busca do desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

COMPARTILHE:       
COMPARTILHE:   
   

Celice Tamanini

Jornalista BTA Aditivos