BTA ADD INNOVATION
Set

09

2019

Onde o médico veterinário pode atuar



 
Set

09

2019

Onde o médico veterinário pode atuar

O profissional desta área se dedica ao estudo e tratamento das doenças dos animais de pequeno porte até grandes animais silvestres. Saiba mais a respeito desta atividade que homenageamos hoje.

Assim como a Medicina – voltada aos humanos -, a Medicina Veterinária é uma carreira ampla, com um campo de atuação que vai desde o acompanhamento da saúde de animais de estimação até o controle de doenças em populações de grandes animais silvestres. Há ainda a possibilidade de atuação no controle de qualidade de produtos industriais e em pesquisas na área de zoonoses. A profissão conta com 120 mil médicos veterinários espalhados pelo país e outros cinco mil se formam por ano.

Segmento de pets

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, 2017) o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o quarto lugar em população total de animais de estimação. Assim, a área de clínica de animais de estimação tem grande demanda por veterinários.

 Os médicos veterinários que queiram trabalhar na área de clínica, podem atuar em clínicas veterinárias particulares, de animais de companhia, animais silvestres ou de grandes animais. Ou pode ser um profissional autônomo.

Atividade voltada a tecnologia e inspeção de alimentos

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA, 2016) no Brasil existem 32,5 mil empresas da área de alimentos no Brasil. Isso gera muitos empregos, inclusive para médicos veterinários que queiram trabalhar na área de Tecnologia e Inspeção de Alimentos.

Segmentos do agronegócio

O veterinário também pode trabalhar em frigoríficos, laticínios, fábricas de rações, defesa animal e indústrias de medicamentos. Na área rural, veterinários são requisitados para avaliações diárias ou periódicas de rebanhos bovinos, caprinos, suínos, peixes e aves, além de tratar surtos em cadeias produtivas que envolvem animais.

A grande gama de áreas a serem escolhidas envolve o meio ambiente e a preservação de espécies; tecnologias de produção animal, que usam a pesquisa na genética para reduzir enfermidades; e indústria alimentícia, que fiscaliza a qualidade dos produtos de origem animal.

O profissional de veterinária pode escolher entre diversos ambientes de trabalho, como por exemplo:

·         Clínicas veterinárias para animais de estimação

·         Tecnologias e inspeção de produtos de origem animal

·         Fazendas e zoológicos

·         Biotérios

·         Centros de controle de zoonoses

·         Laboratórios de controle microbiológico e físico-químico de alimentos

·         Melhoramento genético

·         Indústrias de alimentos de origem animal

·         Órgãos fiscalizadores (MAPA)

·         Institutos de pesquisa e universidades

·         Indústrias de produção de medicamentos e vacinas para produção animal, dentre outras.

 

Outras atribuições também são o planejamento, a execução e a avaliação de programas que envolvam a saúde animal, tais como saneamento ambiental e erradicação de doenças parasitárias. E ainda podem atuar como consultores, peritos criminais e responsáveis técnicos de indústrias. No site do Conselho Federal de Medicina Veterinária é possível ver as diferentes áreas de atuação do médico veterinário (CFMV, 2017).

 Na BTA, trabalhamos com profissionais da área veterinária tanto como cliente quanto colaboradores. Por isso, nossa homenagem e respeito a estas pessoas que fazem tanto pelos animais e através de seu conhecimento e dedicação tornam o Brasil um dos mais eficientes na produção de suínos, bovinos e aves do mundo contribuindo, assim, na geração de divisas para nosso país.

Conheça as outras profissões relacionadas à agroindústria como os nutricionistas e zootecnistas.

COMPARTILHE:       
COMPARTILHE:   
   

Celice Tamanini

Jornalista BTA Aditivos