BTA ADD INNOVATION
Out

10

2019

Por que o uso de equipamentos de dosagem é importante no processo de fabricação de ração



 
Out

10

2019

Por que o uso de equipamentos de dosagem é importante no processo de fabricação de ração

Estes equipamentos são responsáveis pela quantidade dos produtos adicionados nos processos. A adição exata de um líquido pode assegurar a eficiência de incorporação do mesmo.

 As fábricas de rações de aves, suínos e bovinos elaboram receitas de ração que supram as necessidades de cada animal em diferentes etapas da vida. Estas receitas precisam ser extremamente balanceadas para que o animal cresça e ganhe peso em um menor espaço de tempo possível. Com isso, é preciso estar atento com a dosagem das matérias-primas, aditivos e conservantes para a fabricação da ração, pois qualquer alteração na sua composição pode acarretar problemas aos animais, tais como: enfraquecimento dos ossos, falta de vitaminas, perdas de conversão alimentar, entre outros.

Para que não ocorram estes problemas na fabricação, as empresas trabalham com dosagens precisas dos ingredientes, aditivos e conservantes que compõem cada ração produzida. Os sistemas fabris utilizam diversos tipos de equipamentos de dosagem. Estes, dispõem de uma concepção de desenvolvimento diferenciado para cada empresa integradora, conforme as nuances do processo fabril.

Para que determinado processo apresente os resultados esperados, é essencial que os componentes sejam acrescentados com as medidas exatas. Em ambientes industriais devem ser utilizados equipamentos de dosagem de líquidos precisos e confiáveis para assegurar a eficiência do processo de incorporação do mesmo.

Se a dosagem não for feita por equipamentos adequados e dimensionados para o processo, a quantidade acrescentada pode acabar sendo adicionada de forma errada e comprometer seriamente os resultados obtidos, sob o risco de prejudicar toda a produção, causando perdas econômicas e de qualidade do produto.

Como escolher o equipamento de dosagem mais adequado?

A BTA fornece aos seus clientes, equipamentos de dosagem que atendem a diferentes necessidades. Segundo o engenheiro eletricista, Félyx Capitanio, responsável pelos projetos de engenharia da empresa, os equipamentos de dosagens podem ser usados:

“Para se ter um processo eficiente é importante um equipamento de dosagem de alta qualidade, preciso e confiável, mas é necessário também que a empresa tenha um profissional qualificado que conheça do equipamento e do processo, para garantir que o produto seja aplicado de maneira correta”, explica o engenheiro.

Os equipamentos de dosagem são fáceis de manusear e possuem um sistema de simples entendimento com alta tecnologia embarcada. Os líquidos a serem dosados podem ser adaptados às linhas de produção e plantas industriais através de equipamentos, de modo a se integrar aos processos produtivos. Além disso a higienização ocorre de forma fácil e prática, e seu consumo de energia é baixo. 

O cliente pode optar por equipamentos em diversos tamanhos e com precisão em diferentes níveis, de acordo com sua necessidade. A construção destes deverá ser analisada e dependerá do tipo de ingrediente, aditivo ou conservante e o local de aplicação.

O que se deve observar para um correto dimensionamento do equipamento de dosagem

Pesquisa – para o desenvolvimento de um sistema de dosagem é preciso entender o processo no qual esse será instalado, seus desafios, para então desenvolver o equipamento, realizando uma bateria de testes para a validação do funcionamento correto do sistema.

Precisão no dimensionamento – item importante no desenvolvimento de um equipamento. É fundamental compreender qual deve ser a precisão de dosagem necessária para que o produto aplicado cumpra com o objetivo proposto.

Qualidade dos componentes – equipamentos, peças e acessórios devem ter origem confiável, que tenham garantias e procedências para melhor funcionamento.

Automação – Para uma automação eficiente é preciso um software que atenda às necessidades que o cliente precisa com relação ao funcionamento da máquina. Informações como dosagem, relatório de falha e outros dados podem ser desenvolvidos para fins de monitoramento. O acompanhamento do desempenho do processo pode ainda ser acessado pelo celular ou impressão diária da informação via IHM (Interface Homem-Máquina).

Profissional - o profissional precisa conhecer a respeito do processo de fabricação, entender o objetivo e as necessidades de resultado do cliente. É preciso conhecer muito sobre o produto e qual a finalidade dele quando aplicado no processo.

Se você precisa de uma orientação com relação ao sistema de dosagem, entre em contato com a BTA. Temos uma equipe de especialistas que pode ajudar em seu desafio.

COMPARTILHE:       

Celice Tamanini

Jornalista BTA Aditivos