Mai

13

2019

Você sabe o que faz um Zootecnista?



 
Mai

13

2019

Você sabe o que faz um Zootecnista?

No dia deste profissional tão importante para o agronegócio saiba um pouco do dia a dia e o que faz um zootecnista

Muitos ainda confundem a atividade do zootecnista e do médico veterinário. Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista não pode ser comparada com a de um médico veterinário. O segundo atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal e trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação deles.

Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, como por exemplo, para produção de mais leite ou para ter uma carne com mais ou menos gordura e cuidar do aumento da produtividade de derivados de animais, como leite e ovos. 

Todos os produtos de origem animal têm a qualidade proporcionada pelo zootecnista, que é responsável pelo tratamento dos animais envolvidos naquele determinado processo. Até a ração de animais de estimação passaram pelas mãos deste profissional.

Quem deseja seguir a carreira de Zootecnia deve, acima de tudo, gostar muito de animais. Afinal, o bem-estar deles está em primeiro lugar. Mesmo na hora do abate, o zootecnista procura a forma que minimize o sofrimento do animal, e que também não prejudique a qualidade da carne.

O Perfil de um Zootecnista

O Zootecnista pode trabalhar em diversos setores da indústria animal. Pode ir para o campo levar conhecimento ao produtor rural e estar em contato direto com os animais ou trabalhar em um escritório formulando e gerenciando a produção de rações. 

Este profissional também pode ainda trabalhar com a criação de animais de esporte, lazer e companhia, como cavalos, cães e gatos. Ou atuar na indústria que envolve a produção de alimentos e medicamentos além de frigoríficos, fábricas de laticínios e derivados de animais como couro, leite, mel, entre outros. Essa área abrange tudo para que os animais se mantenham saudáveis, com uma dieta balanceada e instalações adequadas – diminuindo assim o estresse dos animais e o surgimento de doenças.

Outra atuação envolve a economia de mercado, em que o zootecnista precisa conhecer sobre o mercado agropecuário, cotação de produtos agrícolas e bolsa de valores. 

O Curso de Zootecnia

O curso de Zootecnia dura 5 anos e segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram durante a faculdade são:

Bioquímica

Nutrição Animal;

Ciências do Solo e Forragicultura;

Biologia Molecular e Melhoramento Genético Animal;

Produção Animal em Culturas Zootécnicas;

Biotecnologias Aplicadas no Sistema de Produção;

Sustentabilidade Ambiental;

Tecnologia e Biossegurança dos Produtos de Origem Animal;

Gestão em Agronegócio;

Estatística e bioestatística

Sociologia e Extensão Rural;

Criação e Preservação de Animais Silvestres;

Criação de Animais de Companhia, Lazer e Esportes;

Ética e Meio Ambiente.

Mitos e Verdades

“Os frangos comem hormônios”

MITO

Os nutricionistas elaboram rações para que os frangos tenham todos os nutrientes necessários para seu rápido crescimento. Sem utilização de hormônios. Os frangos crescem mais rápido em razão do melhoramento genético que vem sendo feito há décadas. Não se deixe enganar por informações sem procedência, procure fontes confiáveis para estudar sobre o assunto.

“Melhoramento genético é a mesma coisa que transgênico”

MITO

O melhoramento genético é feito por meio de seleção de animais e cálculos estatísticos que permitem que os filhos sejam melhores do que os pais. Enquanto a transgenia envolve a manipulação de genes nos cromossomos dos animais.

 “Zootecnia e Veterinária são praticamente a mesma coisa”

MITO

Elas são parecidas só pelo contato com os animais que os profissionais têm.

A Medicina Veterinária cuida da saúde dos animais, receitando medicamentos, cuidando da sanidade, fazendo cirurgias e tudo mais.

A zootecnia foca na criação de animais. Ela se preocupa com a qualidade do produto e com a produtividade dos animais, sem deixar de lado o bem-estar durante toda a cadeia produtiva.

“A atuação do zootecnista interfere na economia do país e do mundo”

VERDADE

Com a melhoria dos produtos de origem animal feitos no Brasil, o país não precisa importar mais tanta coisa e pode aproveitar o que já é produzido em casa. Isso faz com o que a verba que seria para importações desses produtos possa ser investida em produtores locais, fortalecendo a economia e a produção brasileira. Além disso, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e um dos maiores exportadores de carne bovina e suína.

COMPARTILHE:       
COMPARTILHE:   
   

Celice Tamanini

Jornalista BTA Aditivos