Aditivos para nutrição animal: tecnologias para ganhos de eficiência
Promover mais eficiência nos processos de produção, aumentar a competitividade e lucratividade são alguns dos benefícios da aplicação de aditivos tecnológicos na nutrição animal.
Em uma realidade promissora para a nutrição animal, com novos mercados consumidores de proteína sendo conquistados, cada vez mais as fábricas de rações no Brasil se veem em um cenário de busca por novas tecnologias para ganhar eficiência. Estas tecnologias, que antes eram disponíveis apenas para grandes indústrias de alimentos, estão agora acessíveis para todos os tipos de processos. Produções de menor porte também já usufruem das melhorias na fabricação, conservação e redução de custos, com produtos de qualidade, contribuindo assim, no incremento dos índices zootécnicos.
Os aditivos tecnológicos têm um papel importante para isso e estão cada vez mais disponíveis. Com a utilização de aditivos, é possível promover mais eficiência nos processos, ganhar competitividade e atender mercados regionais, contribuindo para o crescimento da produção de proteína animal.
Promover mais eficiência nos processos de produção, aumentar a competitividade e lucratividade são alguns dos benefícios da aplicação de aditivos tecnológicos na nutrição animal.
Os aditivos tecnológicos, de acordo com suas propriedades são classificados como:
- Adsorvente: substância capaz de fixar moléculas;
- Aglomerante: possibilita às partículas individuais de um alimento aderir-se umas às outras;
- Antiaglomerante: reduz a tendência das partículas individuais de um alimento a aderir-se umas às outras;
- Antioxidante: prolonga o período de conservação dos alimentos e das matérias-primas para alimentos, protegendo-os contra a deterioração causada pela oxidação;
- Antiumectante: elemento capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos;
- Conservante: substância, incluindo os auxiliares de fermentação de silagem ou, nesse caso, os microrganismos que prolongam o período de conservação dos alimentos e as matérias-primas, protegendo-os contra a deterioração;
- Emulsificante: possibilita a formação ou a manutenção de uma mistura homogênea de duas ou mais fases não miscíveis nos alimentos;
- Estabilizante: possibilita a manutenção do estado físico dos alimentos;
- Espessante: composto que aumenta a viscosidade dos alimentos;
- Gelificante: dá textura mediante a formação de um gel;
- Regulador da acidez: elemento que regula a acidez ou alcalinidade dos alimentos;
- Umectante: substância capaz de evitar a perda da umidade dos alimentos.
Qual a função dos aditivos tecnológicos
Os antioxidantes proporcionam períodos de shelf life mais longos, com segurança, garantindo características nutricionais e organolépticas dos produtos. Com isso, melhoram as condições de estocagem, logística, comercialização e o alcance de mercados antes não tão acessíveis, possibilitando a criação de mais oportunidades de negócios.
Por sua vez, os emulsificantes e aglutinantes colaboram para melhor peletização e extrusão, redução de quebra técnica, eficiência dos equipamentos, com importante diminuição de custos. Nesses processos, e também nas rações fareladas, contribuem para misturas mais homogêneas e para a eficiência na moagem.
Os umectantes atuam na redução de finos de produto e em ambiente de fábrica, pois auxiliam na mitigação de quebra técnica. Os compostos umectantes aumentam a umidade garantindo níveis adequados de atividade água (Aw). Além disso, melhoram a aceitabilidade e palatabilidade da ração pelos animais. Esses parâmetros são relevantes para a taxa de ingestão diária, que é condição essencial para o sucesso comercial do alimento, principalmente no caso das rações para animais de companhia.
Os reguladores de acidez - também conhecidos como acidificantes - atuam no trato digestório dos animais, intensificando a qualidade da microbiota normal e reduzindo a população de bactérias patogênicas. Isso acarreta menor nível de resposta anti-inflamatória subclínica nos animais, contribuindo para melhores conversões alimentares e retorno financeiro.
Já os aditivos conservantes têm sido usados para a garantia da inocuidade das rações, já que a biossegurança de insumos e rações é fundamental para toda a cadeia de alimentos. Nessa classe, há ainda:
- Antissalmonelas: que garantem a segurança sanitária dos insumos e alimentos. A presença de Salmonella spp é um ponto crítico que deve ser controlado nos produtos e processos;
- Antifúngicos: que reduzem a contaminação de bolores e leveduras inibindo a produção de toxinas e o risco de deterioração dos produtos. Consequentemente, garantem a aceitabilidade, palatabilidade e características normais da fabricação ao consumo animal, com inocuidade.
Mercado busca excelência em tecnologia de aditivos
Importante salientar que no Brasil e no mundo, os antibióticos nas rações terão cada vez menos espaço, e é primordial a busca por opções que interfiram na microbiota intestinal dos animais de produção, para manter sua sanidade e com intuito de diminuir a conversão alimentar. Manter a competitividade é necessária mesmo diante da ascensão dos custos da energia e da proteína.
Para esse momento, as empresas precisam buscar a excelência em tecnologia de aditivos. Não podem ignorar aos benefícios que seu uso traz, ao mesmo tempo em que esses processos não devem agregar custos desnecessários. Precisão nas indicações e dosagens é preponderante na sua utilização.
Aditivos tecnológicos como solução a cada realidade
Para todas essas situações descritas, há soluções técnicas que atendem a cada realidade. Pequenas ou médias unidades fabris também podem ter acesso aos aditivos tecnológicos e programas de forma customizada. Quem desejar, pode entrar em contato com a equipe técnica comercial da BTA Aditivos que, além de fornecer aditivos just in time, inova em venda consultiva, mitigando perdas, otimizando seu uso em cada situação requerida e com o cuidado de sempre fazer valer o investimento do cliente.
O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa está altamente alinhado com as necessidades atuais, de olho no futuro das tecnologias, serviços e desafios do mercado, priorizando resultados, tendo o retorno econômico, a segurança e a qualidade sempre como premissas. A equipe técnica de vendedores está pronta para auxiliar quem deseja inovar seus processos com aditivos tecnológicos. O sucesso é para agora, para já!
Compartilhe:
Felipe de Abreu de Lima - Médico Veterinário.
Veja mais posts do autor