BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
Dez 11 2019

Antifúngicos promovem o aumento do shelf life de matérias-primas e rações

Antifúngicos são indicados para combater o desenvolvimento de fungos durante a estocagem por períodos prolongados. Saiba como os ácidos orgânicos podem contribuir para um shelf life maior.

A qualidade sanitária das dietas dos animais de companhia, como cães e gatos, é um ponto determinante e que vem sendo verificado com maior escala e frequência nas fábricas de alimentos para animais. Ter o controle das matérias-primas que serão destinadas para a produção animal é importante para o desempenho zootécnico e status sanitário da produção. Neste sentido, a atenção recai sobre a qualidade do processo, seja no equilibrio nutricional da ração, aos cuidados no armazenamento e na produção.

Dentre os diversos problemas que desqualificam as matérias-primas fornecidas para animais de produção destacam-se as micotoxinas, produzidas por fungos. A observação da atividade de água (aW) das matérias-primas e rações é fundamental. Quando está acima de 0,70 já pode haver crescimento fúngico e, consequentemente, a geração de micotoxinas. A Revista Aditivos & Ingredientes faz uma relação do tipo de fungo em crescimento e a geração de micotoxina produzida, levando em conta a atividade água:

Padrões de umidade e atividade de água para evitar o crescimento fúngico
Na literatura é possível encontrar descritos mais de 400 tipos de micotoxinas. A maioria é produzida por três cepas de fungos: Aspergillus spp, Fusarium spp e Penicillium spp, sendo que cada um pode produzir vários tipos de micotoxinas, sendo as mais comuns a Aflatoxina, Ocratoxina, Zearalenona, Fumonisina e Deoxinevalenol.

Para garantir que não ocorra crescimento fúngico em matérias-primas e rações é preciso estabelecer padrões de umidade e atividade água de recebimento e estocagem. Neste último caso, deve-se observar o correto armazenamento, possibilitando - no caso de cereais como milho, trigo, sorgo e outros - uma condição de aeração e termometria dos silos, evitando aquecimento e, consequentemente, a geração de umidade e a proliferação dos fungos. Para produtos acabados (rações) é necessário observar o padrão de umidade e a atividade de água, e, sempre que possível, adicionar um antifúngico para garantir um shelf life maior.

O que é um antifúngico?
Antifúngicos são substâncias indicadas para diminuir o desenvolvimento de fungos e, consequentemente, a produção de micotoxinas em matérias-primas e rações suscetíveis de contaminação de fungos durante a estocagem por períodos prolongados. Os princípios ativos mais utilizados em antifúngicos são o propionato de cálcio, ácido propiônico, ácido cítrico, hidróxido de amônia, ácido sórbico, entre outros.

Os antifúngicos podem ser utilizados em forma de blends (misturas) de dois ou mais princípios ativos. Desta forma, é possível obter mais sinergia e consequentemente uma maior eficiência do antifúngico no seu objetivo de aumentar o shelf life da ração.

Antifúngico para aumentar o shelf life
Um blend equilibrado de sais e ácidos orgânicos para tratamento antifúngico aumentam a segurança e proteção de matérias-primas e rações. Fungtech é um blend que possui uma atividade potencializada que amplifica seus efeitos contra Fusarium, Penicilium e Cladosporium (agentes responsáveis pela geração de toxinas com T-2, DON – Desoxinavalenol e Fumasinas).

Os ácidos orgânicos possuem alta eficácia contra o Aspergillus, que é responsável pela produção das Aflatoxinas B1, B2 e Ocratoxinas.

O antifúngico, desenvolvido na versão líquida e em pó, possui amplo sinergismo de efeitos que comprovam sua eficácia, tornando-o uma ótima opção para tratamento e controle de fungos em rações e matérias-primas.

Benefícios do antifúngico

O gráfico acima mostra a atuação do antifúngico em rações com 12,5% de umidade. É possível constatar que ao utilizar Fungtech, mesmo em condições de umidade desfavoráveis, não ocorre crescimento fúngico. A combinação de sais orgânicos em sua composição aumenta e prolonga a efetividade do produto ao longo do tempo, proporcionando melhor biosseguridade da ração, mesmo em situações de umidade elevada. Quer conhecer mais sobre Fungtech? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como prolongar com segurança o shelf life da sua ração.

Compartilhe:

Jorge Kracker - Zootecnista e Gerente Técnico da Divisão Animal - BTA Aditivos

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua João Marcatto, nº 260 | Sala 401 | Centro | 89251-670

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar