BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
Set 21 2021

Como obter melhor saúde e desempenho dos frangos através de uma alimentação balanceada

Confira neste artigo como uma alimentação balanceada com a adição de óleos essenciais pode impactar de forma positiva no desempenho e saúde das aves.

Muito se fala sobre alimentação balanceada para humanos. O tema já é tendência e tópico de discussão também no segmento pet, que vê o desenvolvimento de produtos baseados em ingredientes naturais em crescimento. Quando falamos em avicultura, não é diferente, afinal não é qualquer ração ou alimento que nutre de forma adequada as aves. Confira a seguir porque a alimentação balanceada influencia de forma direta na saúde e no desenvolvimento do lote.

Como a alimentação balanceada pode auxiliar na saúde das aves

Promover um trato gastrointestinal saudável e funcional aos animais tem sido um dos principais objetivos da produção animal da atualidade. Transformar em ganho de peso o que os frangos de corte ingerem, de forma super eficiente, também faz parte deste desafio. Essa condição está associada ao avanço genético e incremento de rendimento. Entretanto, para serem tão eficientes quanto o limite do pacote genético permite, as aves precisam ter uma condição saudável, não só a nível de doenças, mas também intestinal. Isso significa ter uma secreção adequada de enzimas endógenas e superfície de absorção suficiente, e para que isso ocorra, a alimentação tem um papel fundamental.

A escolha por alimentos saudáveis, frescos e de boa qualidade, tem interferência direta no desempenho dos animais e é responsável por influenciar positivamente ou negativamente o desenvolvimento deles.

A inclusão de aditivos tem fornecido forte auxílio na manutenção da qualidade dos ingredientes das rações. Estes compostos se apresentam cada vez mais seguros quanto ao seu uso e inclusão nas formulações, visando evitar qualquer prejuízo aos animais e aos consumidores, minimizando os resíduos nos produtos consumidos pelo homem e diminuindo a contaminação do ambiente (CATALAN et al., 2012; LEMOS et al., 2016).

Óleos essenciais e extratos herbais – Tendência, inovação ou velha guarda?

O uso de aditivos fitogênicos em dietas de frangos não é mais novidade. Entretanto, seu potencial de resposta quando incluído nas formulações, ainda é algo surpreendente. Os óleos essenciais e extratos herbais, possuem diversas características e podem ser aplicados para auxiliar em diversos aspectos, desde a saúde do animal até o estímulo para aumentar a ingestão de alimento (Tabela 1).

Alguns atores citam que esses aditivos trazem inúmeros benefícios associados ao seu uso (COSTA et al. 2011; HASHEMI, 2011), como por exemplo:

  • Aumento de secreções digestivas;
  • Modificações na microbiota intestinal;
  • Aumento da digestibilidade e absorção de nutrientes;
  • Estímulo da atividade do sistema imune;
  • Atuação como antimicrobiano.

Além disso, contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, pois proporcionam melhor consumo de ração, incremento de secreções digestivas, aumento das atividades antioxidantes e a eubiose do trato gastrointestinal dos animais (GONZÁLEZ, 2008).

Tabela 1. Principais óleos e extratos vegetais utilizados e seus efeitosFonte: Adaptado de Burt (2004); Ceylan & Fung (2004) e Butolo (2005)

Óleos essenciais para a melhora no desempenho do lote

Cada dia exige-se maior assertividade nos aditivos incluídos na alimentação animal. Os óleos e extratos vegetais possuem boa capacidade de incrementar a produção, pois quando adicionados nas dietas, proporcionam melhora na absorção e digestibilidade dos alimentos.

Essa melhoria torna o aproveitamento de nutrientes mais eficiente nos animais. Essa condição é uma justificativa importante, afinal, nesse ponto é possível fazer mais com menos. A inclusão desses compostos resulta em menor conversão alimentar e maior ganho de peso dos lotes.

No animal, essa condição é possível devido ao potencial de alguns óleos e extratos em aumentar a produção de enzimas endógenas, o que faz com que aumente a eficiência do organismo do animal em aproveitar os nutrientes disponíveis. O óleo essencial de orégano, por exemplo, possui boa capacidade em melhorar a digestibilidade, e alguns estudos apontam aumento na atividade de amilase e tripsina.

O óleo essencial de orégano possui boa capacidade em melhorar a digestibilidade, e estudos apontam aumento na atividade de amilase e tripsina.

A utilização de fitogênicos para frangos de corte, afeta beneficamente as funções do TGI. Estes compostos estimulam a secreção de muco no intestino, dificultando a adesão de microrganismos patogênicos, o que permite que a manutenção da microbiota seja mantida, além de proporcionar evolução na saúde intestinal, através de melhor relação vilo:cripta.

Compostos com óleos essenciais contribuem para a resposta imunológica dos frangos

A resistência do animal às patogenias e o maior potencial de recuperação em curto tempo são indicadores de alto impacto para as culturas comerciais. O estresse imunológico resulta em perda de desempenho dos animais, pois está atrelado à redução de apetite, aumento da taxa metabólica e utilização dos nutrientes que atendam a demanda promovida pelo sistema imune responsável pelo crescimento do músculo esquelético.

A melhora da resposta imune associada à alimentação é uma boa ferramenta para diminuir esses aspectos negativos. Os alcalóides, saponinas, flavonóides, taninos e lectinas fazem parte de boa fração dos óleos essenciais e extratos vegetais. Esses compostos de plantas têm influenciado positivamente nessa situação e atuam subsidiando o sistema imune, tornando-o apto a responder prontamente quando invadido.

Aplicação de compostos antioxidantes na manutenção da saúde dos animais

A propriedade antioxidante dos compostos fenólicos tem sido atribuída pela presença de um anel benzênico, um grupamento carboxílico e um ou mais grupamentos de hidroxila na molécula. Estes funcionam como sequestrantes de radicais e como quelantes de metais, agindo nas etapas de iniciação e propagação do processo oxidativo. A procura por antioxidantes naturais contidos em óleos e ou extratos de plantas tem instigado a pesquisa de alternativas aos antioxidantes sintéticos. As propriedades antioxidantes dos compostos naturais têm sido eficazes em retardar o processo de peroxidação lipídica em óleos e ácidos graxos presentes nos ingredientes da alimentação animal, contribuindo para melhoria da qualidade nutricional do alimento e consequentemente para o desempenho dos frangos.

A aplicação de aditivos como antioxidantes atua auxiliando as enzimas hepáticas e séricas, contribuindo na manutenção da saúde dos animais. Os compostos ativos utilizados em maior escala são as substâncias que apresentam em sua estrutura química fenóis, flavonóides e terpenos. Os compostos fenólicos agem doando hidrogênio para os radicais peróxidos produzidos durante a primeira etapa da oxidação lipídica e retardam a formação de hidroxi-peróxidos, assim, são considerados fontes efetivas de antioxidantes (LEÃO et al., 2017).

A nutrição animal é uma ciência bastante dinâmica, sempre com novas tecnologias e estratégias para melhorar o aproveitamento e características dos alimentos. Fazer uso de alimentos funcionais é uma excelente ferramenta para tornar possível a produção de proteínas com qualidade acentuada.

Assim como a nutrição é uma área ampla e dinâmica, os componentes adicionados para obtenção de melhores resultados também têm um papel fundamental no desempenho das aves. Um exemplo são os microencapsulados. Confira neste artigo como ocorre o processo de obtenção dos microencapsulados e sua aplicação na nutrição animal.

Compartilhe:

Caroline Facchi - Engenheira Agrônoma, especialista em fábrica de ração. Mestre em Sanidade e Produção Animal e doutoranda em Ciência Animal, na linha de nutrição de monogástricos. Pesquisadora na área de Pesquisa & Desenvolvimento da BTA Aditivos.

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua Jacob Buck, nº 105 | Centro | 89251-160

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar