BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
Fev 25 2020

Como realizar a desinfecção correta de caminhões para o transporte de ração

A realização de procedimentos corretos de transporte e higienização dos caminhões que carregam rações a granel garantem um alimento mais seguro para os animais.

A prática da desinfecção é fundamental dentro do processo de produção de rações para todas as espécies. A contaminação pode se fazer presente em todas estas etapas, e é preciso ter clareza de que somente uma limpeza não garante a eliminação ou redução da carga de bactérias e fungos. Um controle de qualidade eficiente das etapas é muito importante para integridade da ração, e isso inclui a forma com que o alimento chega para os animais.

A maior parte das rações produzidas para aves, suínos, bovinos e peixes é transportada de forma a granel. Mas, muitas vezes nesta etapa de transporte não há o cuidado necessário e pode ser colocado em risco este alimento que já está pronto para ser consumido. A contaminação das caixas do caminhão pode atingir a ração e contaminar o animal com micotoxinas. Por este motivo, são necessários procedimentos de limpeza e desinfecção corretos destes caminhões, que irão garantir um sistema de transporte de ração seguro no que diz respeito ao controle microbiológico.

Primeiras ações para evitar contaminação

Primeiramente é preciso fazer um levantamento dos procedimentos realizados, como:

  • número de caminhões que irão transportar ração na fábrica
  • quantidade de caixas por caminhão
  • frequência de trabalho
  • se estão adaptados para realizar a desinfecção automaticamente
  • local para realizar limpeza interna das caixas

Também nesta fase inicial de planejamento é preciso elaborar um cronograma semanal de limpeza e desinfecção para todos os caminhões. Após esta etapa, inicia-se a procedimentação, ou seja, como fazer a limpeza interna e a desinfecção.

Providências que devem ser tomadas

  • Limpeza interna:

Esta ação objetiva remover resíduos de ração que eventualmente ficam agregados nas paredes internas, tubulações, sistemas de transporte e tampas. Isto pode ser feito com espátulas de silicone, vassoura e ar comprimido. Não é recomendada a utilização de água para lavagem interna, sob o risco de grudar a ração em locais de difícil acesso para limpeza. Todos os resíduos de dentro dos silos e tubulações devem ser removidos e dado destino correto.

É preciso verificar também se não existe nenhuma entrada de água para o interior das caixas. Como estes veículos são lavados e desinfectados externamente, pode ocorrer entrada de água. O mesmo pode ocorrer toda a vez que os caminhões passarem em arcos de desinfecção. A recomendação deste procedimento é semanal, sendo admitido fazer quinzenalmente.

  • Desinfecção interna dos silos e caixas:

A desinfecção objetiva a redução do número de micro-organismos viáveis por remoção ou destruição e também a prevenção do crescimento microbiano. Este procedimento deverá ser feito sempre após a limpeza. O desinfetante nunca pode ser aplicado sobre as superfícies ainda sujas pois a ação será prejudicada ou não funcionará. Para a desinfecção podem ser utilizados produtos específicos como sais ou ácidos orgânicos. Para a recomendação da quantidade por caixa é necessário saber a dimensão cúbica de cada uma. Geralmente os caminhões têm em torno de 3,5 a 5m³ por caixa. Desta forma, a inclusão de desinfetante seria de 200 a 300g ou de 40 a 50g/m³ por caixa.

  • Aplicação segura e eficiente

A aplicação pode ser feita de forma manual, através de atomizadores à combustão ou elétricos ou de forma automática, através de um sistema seguro e eficiente. Neste último, é preciso fazer uma adaptação no caminhão e instalar um sistema de aplicação do desinfetante e ar comprimido diretamente nos compartimentos.

Equipamento de desinfecção dos caminhões e pistola de aplicação do produto dentro das caixas de transporte de ração

Desinfecção correta garante o controle de enterobacterias

A correta higienização garante maior eficiência de controle microbiológico, reduzindo a disseminação de resíduos e bactérias. Uma tecnologia inovadora foi desenvolvida pela BTA Aditivos para o controle microbiológico de equipamentos e ambientes de produção. Esta solução, chamada Saltech Sani Pró, é formulada com base em sais orgânicos e traz efeitos surpreendentes por sua rápida ação, excelente efetividade contra micro-organismos (tanto os gram-positivos quanto os gram-negativos) e efeito de evaporação elevado. Sua tecnologia de aplicação fácil e eficiente evita a contaminação cruzada mesmo após o fim do seu efeito.

O gráfico abaixo apresenta o resultado de um trabalho realizado com caminhões de transporte de ração a granel com alta incidência de enterobactérias. Saltech Sani Pró foi aplicado com atomizador à combustão, com o funcionário na parte superior do caminhão ministrando o produto pela “boca” das caixas. A dose empregada foi de 300g por caixa. As coletas foram feitas depois da limpeza e 20 minutos depois da aplicação de Saltech Sani Pró.

Caixa

Antes Aplicação (UFC)

Após Aplicação (UFC)

Redução (%) Contagem Enterobactérias

1-2

6600000

0

100,00000

3-4

7800000

30

99,99962

5-6

710000

3200

99,54930

 

Tabela de aplicação na desinfecção de caminhão

Após a aplicação, é possível concluir que não houve presença de salmonela e ocorreu uma redução de 95 % na contagem de enterobactérias. 

Quer saber mais sobre o sistema desinfecção ou a adaptação nos caminhões? A equipe técnica da BTA está pronta para realizar um atendimento personalizado para a realidade da sua empresa e acompanhamento da evolução dos resultados.

 

Compartilhe:

Jorge Kracker - Zootecnista especialista em avicultura e processos fabris de ração, Gerente Técnico da Divisão Animal - BTA Aditivos

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua Jacob Buck, nº 105 | Centro | 89251-160

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar