BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
Jun 04 2019

Como ter uma área de produção mais limpa e segura para evitar desperdícios

Processos eficientes e bem planejados resultam em agilidade e otimização de tempo. Conheça neste artigo as técnicas de produção mais limpas e inteligentes, adotadas pela BTA, e que contribuem para melhores resultados.

Um dos grandes desafios das empresas nesse século, é o de produzir com maior qualidade, economia e com menor geração de resíduos. É necessário encontrar o equilíbrio entre o não desperdiçar e o não faltar. A implantação de técnicas de produção mais limpas favorece a obtenção de melhor desempenho ambiental e na redução dos custos.

Além da organização estar adaptada para processos limpos é preciso ter uma postura voltada para a sustentabilidade com a sensibilização, capacitação e consequente mudança de comportamento de todos os envolvidos no processo de produção. 

A implantação de uma produção mais limpa possibilita às indústrias melhor desempenho ambiental e redução dos custos

Produção limpa e segura

O conceito de Produção Mais Limpa, criado na década de 90, tem como objetivo a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços com o intuito de aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente. Ter na empresa ou indústria um sistema de produção mais limpo e seguro traz benefícios, como por exemplo:

  • Eliminação dos desperdícios e consequente aumento de ganhos
  • Incentivo do Marketing Verde
  • Menores índices de resíduos e emissões
  • Produção sem emissão de poluentes
  • Avaliação e monitoramento de matérias-primas que possam ser impactantes ao meio ambiente
  • Consciência ambiental por parte dos colaboradores
  • Redução de riscos com a saúde e segurança do trabalho
  • Ausência de gastos com multas e outras penalidades

Ter uma produção mais limpa vai além da meta ambiental, ela faz parte do processo de inovação, uma vez que minimiza resíduos e emissões e aumenta o grau de utilização dos materiais. Um dos aspectos mais importantes deste conceito é o conhecimento que se desenvolve dos produtos e processos. Reunidos, esses fatores fazem diferença em relação às outras técnicas ligadas a processos de produção.

Como a BTA trabalha a produção limpa e segura

Desde o início, a BTA sempre se preocupou com cada etapa do processo de fabricação do produto. Do uniforme do operador ao cuidado com a manipulação dos materiais, tudo é minimamente pensado, tanto para a segurança de quem executa a ação, como para o resultado da fabricação.

Por isso que os processos dentro da planta fabril foram projetados e seguem rigorosos padrões de cuidado e higiene. Um exemplo são os reatores que são independentes um do outro, o que evita a contaminação cruzada. Além disso, como as linhas são automatizadas o operador tem contato mínimo com as matérias-primas. “Ainda assim, nossos operadores sempre utilizam todos os EPIs necessários para garantir a segurança”, explica o Engenheiro Químico, Ezequiel Deola, gerente de produção.

O processo de produção da BTA é considerado limpo pois toda a tecnologia empregada no processo produtivo evita desperdícios. Além disso, todo efluente gerado é acondicionado de forma adequada e periodicamente uma empresa especializada e certificada faz a coleta, transporte e destinação final dos resíduos. “Se a destinação não for correta, pode causar danos ambientais muito sérios. A BTA foi projetada levando em consideração a preocupação ambiental”, revela o engenheiro.

A água utilizada nos processos também passa pelo processo de desmineralização, onde todos os sais minerais são retirados, deixando a água mais pura, o que evita que ocorra reações indesejadas no produto. “Cada etapa requer segurança e cuidado. Nossa equipe recebe treinamento contínuo para prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho. Todos entendem da sua responsabilidade dentro das atividades desenvolvidas e tem o compromisso não só com a qualidade da entrega como também com a segurança das atividades. O engajamento é extremamente importante para a obtenção do sucesso desse processo”, finaliza Deola. 

Preocupação com a sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação da empresa, que foca na adoção de uma produção mais limpa, sustentável e em sintonia com a preservação do meio ambiente, pois entende que esta forma é uma condição de sobrevivência do negócio na busca do desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

Reduzir o uso de matérias-primas e a poluição gerada é possível através de algumas mudanças nos processos produtivos. Descubra neste artigo porque é importante investir no controle da qualidade para eficiência dos processos.

 

Compartilhe:

Celice Tamanini - Jornalista com MBA em Marketing Digital, Analista de Comunicação na BTA Aditivos

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua Jacob Buck, nº 105 | Centro | 89251-160

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar