BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
Nov 24 2020

Conceito de One Health em frangos de corte

O conceito de One Health pode ser observado nas soluções e alternativas mais naturais que as indústrias buscam oferecer aos animais de produção

O conceito de consumo consciente de alimentos é uma tendência que tem levado o mercado a buscar alternativas para questões como, por exemplo, a produção da proteína animal de origem mais limpa. Dentro desse contexto, o bem-estar animal torna-se o pilar para questões relacionadas a ambiência e conforto, o abate humanitário, além da utilização de produtos com menos moléculas sintéticas e mais moléculas naturais.

Na alimentação animal, esta demanda tem estimulado a diminuição do uso de antibióticos nas granjas, abrindo espaço aos aditivos alternativos, como os ácidos orgânicos e óleos essenciais. Estas moléculas alternativas auxiliam o sistema imunológico dos animais, por meio de processos metabólicos, contribuindo no desempenho e mantendo a saúde animal.

Efeitos dos acidificantes via água de bebida

O uso de aditivos auxilia o desenvolvimento animal, pois oferecem condições de maior saúde para o trato gastrointestinal. Em um teste de campo promovido este ano, no estado de Pernambuco, na região da Zona da Mata Norte, foi realizado um experimento com 60 mil aves, das linhagens Cobb e Ross, criadas em seis galpões de pressão positiva, alimentadas com ração farelada, dividida em quatro fases: pré-inicial (0-7 dias), inicial (8-21 dias), crescimento (22-35 dias) e abate (36-44 dias) e com densidade de alojamento de 10 aves/m2.

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da utilização do acidificante H2ACID Oil, da BTA Aditivos, em comparação a Enrofloxacina 50%, via água de bebida, sob o desempenho zootécnico e mortalidade das aves, contemplando o período de alojamento até os sete dias de vida das mesmas.

Tratamentos aplicados no aviário

As aves foram submetidas a dois tratamentos distintos. No tratamento 1, nos aviários número 1, 2 e 5 as aves consumiram H2ACID Oil via água de bebida na dosagem de 300 ml do produto por 1.000 litros de água, durante cinco dias. No grupo de tratamento 2, nos aviários número 3, 4 e 6 as aves foram recebidas com Enrofloxacina 50%, na proporção de 100 g do produto por 1.000 litros de água, durante cinco dias.

Após submetidas aos testes, foram eutanasiadas aves dos dois tratamentos e repetições, para que pudessem ser necropsiadas. Em avaliação visual, não foi possível observar diferença macroscópica de qualidade intestinal e demais órgãos entres os diferentes tratamentos propostos. Diante da avaliação dos resultados obtidos (Tabela 1) pelo lote em questão, é possível verificar melhor performance do tratamento 1 em relação ao tratamento 2, pois houve incremento no ganho de peso diário e na diminuição na ocorrência de mortalidade.

Com a utilização de ácidos orgânicos e óleos essenciais é possível reduzir a inclusão de moléculas quimioterápicas, pois o acidificante garante uma melhora na resposta imune do animal. Além disso, os compostos contribuem para a diminuição de contaminação de carcaças, uma vez que os ácidos orgânicos agem eliminando as células patogênicas. Desta forma, é possível garantir que chegue à mesa do consumidor um alimento inócuo e produzido com processos mais limpos.

A ambiência é outro fator muito importante para o bem-estar da ave. Em dias muito quentes é importante estar atento a alguns cuidados para não haver perdas nos lotes. Confira neste artigo os cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor.

Este artigo foi publicado na Revista Setor Agro&Negócio nº 10 de 2020

Compartilhe:

Caroline Facchi - Engenheira Agrônoma, mestre em Sanidade e Produção Animal e doutoranda em Ciência Animal (monogástricos). Pesquisadora na BTA Aditivos.

Veja mais posts do autor

Lucas Fidélis - Médico veterinário da Aliança Rural, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua Jacob Buck, nº 105 | Centro | 89251-160

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar