BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
Out 25 2019

Controle Sanitário nas diferentes etapas do processamento de abate de aves é tema de palestra em Foz do Iguaçu

Liris Kindlein, doutora em ciência animal e pastagens, é a convidada da BTA Aditivos no Workshop Sindiavipar  

Nos dias 7 e 8 de novembro acontece em Foz do Iguaçu a sexta edição do Workshop Sindiavipar, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná. O evento é uma oportunidade para as empresas participarem com seus diretores, gerentes, técnico, além de ser um momento para reciclar conhecimento e conversar com profissionais deste importante setor.

Na oportunidade acontecerão mais de 30 palestras com grandes nomes do mercado nacional, entre pesquisadores, professores e profissionais do segmento que abordarão sobre diferentes temas relacionados a avicultura e mercado para aproximadamente 400 participantes.

Palestrante convidada

A BTA Aditivos participa deste evento este ano como expositora e como patrocinadora diamante, e convidou para o Workshop a médica veterinária, Liris Kindlein. A palestrante é pós-doutora em Ciência Animal-Zootecnia pela Universidade de São Paulo e em Animal Science pela University of California. 

Liris também é membro do grupo de pesquisa do CNPQ em Alimentos de Origem Animal. Atua como docente e orientadora de cursos de pós-graduação e coordena o programa de mestrado profissional em produtos de origem animal da UFRGS. 

Atualmente a veterinária trabalha com pesquisas voltadas a patógenos avícolas, miopatias em frangos de corte (White striping, Wooden breast, MDC, Spaghetti), síndromes (Black Bone) e afecções que comprometem a qualidade de carcaças de frangos de corte. 

Controle sanitário nas diferentes etapas do processamento de abate de aves

O Brasil, como grande exportador de carne de frango para o mundo, preza pelos requisitos de segurança alimentar, bem como por um produto de alta qualidade. A produção de carne segura envolve ações diretas como medidas de biosseguridade, controle de reservatórios e boas práticas agropecuárias e de manipulação. 

Tendo em vista esses critérios, a palestrante abordará temas como o controle de matéria-prima (ave viva) desde a biosseguridade até o bem-estar pré-abate, pontos de controle sanitário e estratégias possíveis em cada etapa do processamento de abate comparando a legislação brasileira com as legislações de países importadores e produtores de carne de frango. Além disso serão discutidas as combinações das diversas tecnologias disponíveis à indústria e os diferentes tipos de agentes antimicrobianos usados para desinfecção e sanitização. 

A água utilizada na fase operacional quanto no pré-operacional também terá espaço na palestra, com observância dos fatores que podem interferir, uma vez que a qualidade da água faz a diferença contra a contaminação cruzada e para que esta não seja um veículo de contaminação no processo. Na pauta da palestra ainda estão os programas de qualidade e de autocontrole aplicáveis na indústria frigorífica.

Segundo a veterinária, o sucesso da produção de alimento é baseado no monitoramento e garantia de qualidade de todas as operações do processo produtivo. “Este controle deve ser rígido o bastante para garantir a qualidade e comercialização de um alimento seguro, e a busca por inovações tecnológicas são fundamentais para um controle sanitário mais seguro nas diferentes etapas do processamento de abate de aves”, finaliza Liris.

O evento

Referência no desenvolvimento da avicultura nacional, o Workshop Sindiavipar atrai entidades, pesquisadores e empresas do agronegócio com objetivo de promover a exposição de inteligência técnica e mercadológica. 

Através de palestras, debates e reuniões, será destacada a importância da avicultura brasileira integrada com as melhores práticas tecnológicas, dentro de áreas como genética, nutrição e sanidade animal. Nessa edição serão realizadas reuniões e treinamentos simultâneos, que possibilitarão aos participantes a escolha de temas mais relevantes aos seus interesses e da empresa.

Compartilhe:

Celice Tamanini - Comunicação e Marketing

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua João Marcatto, nº 260 | Sala 401 | Centro | 89251-670

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar