BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
Mar 19 2018

Desafio da Salmonela no Manejo Pré-Abate

Nas 24 horas que antecedem o abate das aves, podem existir inúmeros fatores que afetam a qualidade da carcaça. O chamado manejo pré-abate é um passo fundamental na preparação para o processamento da carne de frango de corte.

A Salmonella spp. é considerada um dos patógenos mais frequentes. As aves industriais são um dos principais incubatórios de salmonelas e são responsáveis pela contaminação da carne e dos ovos. Os principais fatores de risco de salmonela no sistema de produção de frangos de corte são as rações contaminadas, lotes provenientes de reprodutores infectados, falhas no programa de biossegurança, programa de higienização inadequado, apanha e transporte de frangos e contaminação das carcaças durante o abate e o processamento. 

A contaminação por Salmonella nas granjas e abatedouro depende de fatores de risco como a estação do ano, a origem dos pintos, as fábricas de rações, medidas de limpeza e desinfecção, manejo das aves, entre outros. O ambiente de abate pode ser uma fonte importante na disseminação de Salmonella, pois uma vez instalada a contaminação na indústria, a remoção é dificultada devido à sua capacidade em formar biofilmes e de se multiplicar às baixas temperaturas. 

A Salmonella pode ser efetivamente controlada por intervenções coordenadas e simultâneas. Na granja, os ovos e pintos só devem ser provenientes de lotes de reprodução livres de Salmonella. Ovos para incubação devem ser devidamente desinfectados e incubados de acordo com padrões de higienização. Galpões devem ser adequadamente limpos e desinfectados. Medidas de controle de pragas devem ser incorporadas à gestão periódica da biossegurança e de controle rigoroso, restringindo a entrada de visitantes e equipamentos, impedindo a transmissão horizontal de Salmonella entre galpões. 

A BTA Aditivos oferece um conjunto de soluções inovadoras que contribuem para o rigoroso controle da Salmonella e outros microrganismos em todas as fases da avicultura de corte e atuam tanto nas matérias-primas, ração, incubatórios, matrizes e também na desinfecção de equipamentos e ambientes. Conheça mais sobre nossas soluções clicando aqui.

Compartilhe:

Celice Tamanini - Comunicação e Marketing

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua João Marcatto, nº 260 | Sala 401 | Centro | 89251-670

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar