BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
Jan 24 2020

MAPA divulga proibição de três antimicrobianos no Brasil

Banimento de moléculas melhoradoras de desempenho estava em discussão desde 2018. Proibição pode trazer impacto na produção de aves e suínos.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, publicou no dia 13, a Instrução Normativa nº 1, proibindo em todo território nacional, a importação, fabricação, comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos tilosina, lincomicina, e tiamulina, classificados como importantes na medicina humana. O ato normativo foi publicado na edição desta quinta-feira, 23, do Diário Oficial da União.

Em dezembro de 2018, o MAPA realizou uma tentativa de banimento dessas moléculas. Na ocasião, foi aberta uma consulta pública que colocava em debate a possibilidade de banimento de cinco moléculas antimicrobianas, sendo elas: virginiamicina, tilosina, lincomicina, tiamulina e a bacitracina.

Em fevereiro de 2019 houve a prorrogação desta, sendo a que a proposta de proibição seria concretizada após nova consulta publicada em maio de 2019, com a citação da proibição de apenas três moléculas: tilosina, lincomicina e tiamulina.

Impacto na produção avícola e de suínos

Essa proibição terá alto impacto nas produções de aves e suínos, visto que são moléculas utilizadas em larga escala e para tratamento de algumas patogenias de importante controle no campo, como por exemplo, doença respiratória crônica, prevenção de aerossaculite, enterite necrótica, ileíte, colite espiroquetal, dentre outras.

Com essa restrição será importante intensificar os controles de processo de produção de ração, e de granjas produtoras, sendo necessária atenção ainda maior ao início dos sintomas, para poder trabalhar com tratamentos alternativos. Além disso, o fornecimento de aditivos via dieta entra com um forte apelo nesse momento, servindo de subsídio ao sistema imunológico dos animais, de modo a atuar como prevenção e auxiliar na redução de manifestações de algumas patogenias.

Os aditivos que têm na sua composição ácidos orgânicos são uma boa alternativa para conferir melhor saúde aos animais, auxiliando na eliminação de bactérias presente no TGI (trato gastrointestinal). É preciso também intensificar controles de ambientes e estruturas, os quais precisam ser realizados por meio de limpeza e sanitização.

A BTA Aditivos possui uma linha de aditivos e sanitizantes que podem auxiliar nos desafios sanitários e nutricionais da sua empresa.

Compartilhe:

Caroline Facchi - Pesquisadora - BTA Aditivos

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua João Marcatto, nº 260 | Sala 401 | Centro | 89251-670

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar