BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
Fev 03 2020

Qual melhor período para começar uma criação de frangos?

Se pensarmos na avicultura moderna, não é necessário levar em consideração para o início da criação de frango de corte, visto que o alojamento (criação) ocorre durante todo o ano. Além da condição climática e da região que esta criação for iniciada outros aspectos são fundamentais para o bom desempenho da criação de aves de corte:

Procedência dos pintinhos (pintainhos):  Verifique na sua região um incubatório ou uma loja agropecuária que forneça aves de boa qualidade. Este aspecto é essencial, pois irá garantir uma boa genética e sanidade (saúde) e o bom desenvolvimento do lote. Pintinhos com genética superior terão desenvolvimento mais rápido e uniforme.

Cuidados Iniciais: Para receber estas aves no aviário (independente do tamanho) é preciso ter condições mínimas para o bem-estar delas. O local onde ficarão deve ser fechado e sem possibilidade de entrada de predadores e outras aves. É preciso uma cama confortável que poderá ser de um material que absorva umidade e dê conforto as aves, podendo ser maravalha, ou outro material encontrado na sua região. É recomendado ter uma média de 4 cm de altura, dependendo da época do ano, mas no inverno é necessário que seja mais alta por causa do frio.

Nesta fase inicial também deve-se observar a temperatura a fim de evitar amontoamento e possível mortalidade. A temperatura nos primeiros três dias deverá ser de aproximadamente 32°C. Posteriormente, muda com o passar do tempo: aos 7 dias = 28°C; aos 14 dias = 26°C; a partir de 21 dias = 24°C. Para a manutenção destas temperaturas, principalmente no sul do país, é necessário aquecimento por meio de campânulas elétricas ou a gás, que são as mais utilizadas. Importante também ter um termômetro para medir a temperatura próxima as aves.

Ração: Deve-se fornecer ração inicial ou pré-inicial de boa qualidade. Da mesma forma, a água fornecida sem interrupção deve ser limpa e potável e ficar dispostas em círculos de proteção, para evitar que se amontoem nos cantos do aviário. Com o passar dos dias, este círculo deverá ser aumentado até que eles possam ser espalhados por toda a área.

Fase de crescimento/final: A partir dos 21 dias é considerada a fase de crescimento. Já o final de criação é a última semana de vida da ave. Para cada fase é preciso uma ração específica, adequada à necessidade nutricional e o objetivo da criação. Nestas fases elas precisam de mais espaço e geralmente se destina 1 m² para cada 15 aves, para um peso final em torno de 2 a 2,5 kg por ave. Também é importante controlar a ventilação do aviário através das cortinas laterais, abrindo e fechando quando necessário. Sistema de nebulização e ventilação também ajudam a reduzir a temperatura interna da instalação, dando mais conforto as aves.

Considerações Finais:

Busque com um bom profissional (zootecnista, veterinário) da sua região, um programa de vacinação para o seu lote, afim de mantê-lo com saúde e não ter problemas severos de mortalidade.

Cuide bem da água que as aves vão beber para que seja fresca e potável. Mantenha sempre limpo os bebedouros. Lembre: as aves bebem, no mínimo, o dobro de água em relação ao que comem de ração.

As rações peletizadas (granuladas) proporcionam sempre uma conversão alimentar melhor. Ou seja: a quantidade que a ave come em relação ao seu peso final ou parcial. Exemplo: se um frango comer 5 kg de ração no período de vida dele e pesar 2,5 kg, terá uma CA (conversão alimentar) de 2 *.

*Houve um erro na publicação original da revista, onde fala que "se um frango comer 5 kg de ração no período de vida dele e pesar 5 kg, terá uma CA (conversão alimentar) de 2", já editada neste texto. A conversão apresentada no exemplo é razoável para uma criação menos tecnificada, conforme solicitação no texto da revista.

Esta matéria foi publicada na Revista Setor Agro & Negócios, edição de Janeiro 2020.

Compartilhe:

Jorge Kracker - Zootecnista e Gerente Técnico da Divisão Animal - BTA Aditivos

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua João Marcatto, nº 260 | Sala 401 | Centro | 89251-670

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar