Jul

25

2019

Porque investir no controle da qualidade para eficiência dos processos



 
Jul

25

2019

Porque investir no controle da qualidade para eficiência dos processos

Toda empresa precisa ter em seu radar um Padrão de Qualidade de excelência em seus processos. O foco no Sistema de Gestão da Qualidade permite, por meio das pessoas, fortalecer os processos, na obtenção de produtos com a garantia da marca comercializada aos clientes.

A Gestão de Qualidade pode ser definida como uma medida adotada pelas empresas para estabelecer padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. É um sistema que considera o grau de satisfação do consumidor, funcionários, fornecedores e sociedade, como um todo.

Aprimoramento das técnicas

A área ou setor responsável pela Gestão da Qualidade atua no aprimoramento de processos de produção, na integração das áreas para a definição dos padrões dos produtos da empresa e atendimento às legislações e normas técnicas relacionadas às atividades da companhia. Todas as atividades planejadas e implementadas dentro do Sistema de Gestão da Qualidade fornecem a confiança de que um produto ou serviço atenderá aos requisitos definidos.

A Qualidade como padrão

O processo de produção deve ser acompanhado de perto pela área da Qualidade. Todos os itens que entram em contato com o produto ou que farão parte da formulação devem ser avaliados pela área.

Atentos a essas exigências, na BTA, as matérias-primas são liberadas para o setor de produção somente depois da aprovação técnica pela equipe de pesquisa e desenvolvimento, e equipe de qualidade. A BTA conta com um processo produtivo de alta tecnologia e automação, permitindo total controle sobre as operações e a rastreabilidade do que foi produzido. Todos os produtos são analisados em laboratório próprio, por profissionais capacitados, e liberados somente após a comprovação do atendimento às especificações.

Buscamos a melhoria contínua através de acompanhamentos e controle total, desde a chegada das matérias-primas e embalagens, até a comprovação da efetividade do produto em seus clientes, através de análises laboratoriais e acompanhamento de qualidade em todos os pontos do processo, explica a engenheira de alimentos, Pâmila Sachet Anziliero, gerente de Qualidade da BTA. Assim, a empresa garante o padrão do produto e a rápida resposta de seus processos.

As exigências se estendem aos fornecedores, para que todos atendam os padrões e requisitos.

Toda cadeia envolvida no processo precisa estar em conformidade, caso contrário um processo pode prejudicar o desempenho e quebrar o ciclo de qualidade, explica a gerente.

COMPARTILHE:       

Celice Tamanini

Jornalista BTA Aditivos