BTA Aditivos - Add Innovation
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
BTA Aditivos - Add Innovation
PT EN ES
Fev 13 2020

Rastreabilidade como ferramenta para melhoria contínua

A rastreabilidade é um dos princípios das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Sua implantação traz maior segurança e conhecimento dos processos realizados.

A rastreabilidade é um dos importantes pontos do processo de Boas Práticas de Fabricação. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/NBR ISO 22000:2019, rastreabilidade é a capacidade de acompanhar o histórico, a aplicação, o movimento e a localização de um objeto por meio de estágios especificados de produção, processamento e distribuição.

Quando estes processos são descritos e documentados é possível verificar todas as etapas de forma mais clara, permitindo assim, a melhoria contínua de um modo geral e de pontos específicos.

Rastreabilidade e demais princípios básicos das Boas Práticas de Fabricação

As Boas Práticas de Fabricação de uma empresa são premissas para a manutenção de qualquer estabelecimento relacionado ao consumo de alimentos. A Instrução Normativa (IN) 04/2007, define as BPFs como procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final, com o objetivo de garantir a qualidade, a conformidade e a segurança dos produtos destinados à alimentação animal.

Quando relacionados aos saneantes domissanitários, as Boas Práticas de Fabricação podem ser definidas como requisitos gerais que o fabricante de produto deve aplicar às operações de fabricação de produtos saneantes de modo a garantir a qualidade e segurança dos mesmos. (RDC 47/2013).

Para que estas práticas estejam de acordo, todos os envolvidos no processo devem seguir requisitos e procedimentos, como por exemplo: a qualificação de fornecedores, controles de matérias-primas e embalagens, limpeza e higienização, potabilidade da água, prevenção da contaminação cruzada, controle de resíduos e efluentes e a rastreabilidade (para que ela possa demonstrar de modo mais abrangente a execução dos demais controles).

Rastreabilidade como princípio fundamental para segurança na produção

Estabelecer um bom sistema de rastreabilidade, projetado de modo eficaz é fundamental para a empresa uma vez que permite inúmeros benefícios:

  • Minimização de custos e melhoria dos processos

Ao entender como realmente funciona toda a cadeia de produção, é possível verificar o que está se perdendo e porque estão ocorrendo as perdas, garantindo ajustes das atividades que irão gerar redução de custos desnecessários, redução de perdas e desperdícios e proporcionar um aumento da eficiência dos processos.

  • Prevenção de recorrências

Um problema encontrado em qualquer etapa do processo poderá ser avaliado por todos da equipe, possibilitando os devidos ajustes e treinamentos necessários para que o mesmo não volte a ocorrer.

  • Retorno adequado aos clientes e melhoria contínua

A possibilidade de visualização do processo como um todo permite à empresa um retorno adequado ao cliente, demostrando os controles e etapas envolvidas nos processos determinados. Além disso, permite à empresa buscar sua melhoria contínua nas etapas e no atendimento aos envolvidos.

Controle das informações contribui para agilidade do processo

Na BTA Aditivos o sistema interno permite a rastreabilidade de todas as etapas do processo, desde o controle das matérias-primas até a entrega no cliente. Visando a melhoria contínua, a empresa está implantando códigos de barras em todos os seus produtos, os quais irão garantir ainda mais rapidez nos resultados de rastreabilidades realizados e segurança nas informações geradas.

Os códigos de barras trazem todas as informações importantes e necessárias do produto, garantindo a segurança em toda a cadeia produtiva, tanto dentro da empresa como nos clientes finais, facilitando os controles de estoque adequados e uma rastreabilidade segura.

Dentro das Boas Práticas de Fabricação a BTA realiza, anualmente, simulados de rastreabilidade os quais permitem garantir que sempre que o uso desta ferramenta for necessário, ter assertividade no processo. Permite também melhorar o processo a cada etapa, garantindo um sistema de gestão seguro.

Com um sistema de rastreabilidade seguro e os demais requisitos de qualidade cumpridos garante-se a entrega de produtos com segurança e qualidade ao cliente. Desta forma, há maior segurança de que todos os processos estão engajados no fornecimento das melhores soluções, sempre.

Assim como a rastreabilidade é uma ferramenta muito importante para a qualidade da empresa, entenda neste artigo porque investir no controle da qualidade garante maior eficiência dos processos. 

Compartilhe:

Pâmila Sachet Anziliero - Gerente da Qualidade

Veja mais posts do autor
voltar ao topo

Assine a nossa newsletter

Fique tranquilo, não compartilhamos seu e-mail e você pode cancelar sua assinatura quando quiser, com apenas um clique!

Matriz: Xanxerê/SC • +55 (49) 3199-1646

Rua Carlos Emilio Hacker, nº 260 | Linha São Sebastião | Interior | 89820-000

Escritório Comercial: Jaraguá do Sul/SC • +55 (47) 3055-2764

Rua João Marcatto, nº 260 | Sala 401 | Centro | 89251-670

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e continuar